A tradição vem dos anos 60, quando os grupos vocais femininos de soul e rhythm and blues estimularam as meninas a assumir os microfones, como as divas P.P. Arnold, Tina Turner, Aretha Franklin e Janis Joplin. Mais tarde, Suzi Quatro empunhou o baixo e rompeu as amarras do rock para os grupos de meninas, como Fanny, Runaways, Grilschool e Vixen.
Nos anos 90, veio a consolidação com a forte presença de 3 Non Blondes, L7, Hole e Nikini Kill, que tinham também a companhia de uma banda japonesa curiosa que misturavam rock and roll, punk e bubblegum. Mais de 30 anos atrás, as garotas do Shonen Knfe quebravam a rigidez e o machismo do rock japonês e se tornavam um nome idolatrado no Ocidente e amado por nomes importante da música.
E é justamente essa lenda do rock japonês que abre uma espécie de “festival” de bandas femininas nipônicas em terras brasileiras nesta reta final de 2025. Quatro delas farão a alegria de fãs de indie rock e rock alternativo em São Paulo.
Shonen Knife toca no dia 14 de dezembro no Cine Joia, no bairro a Liberdade, região central de São Paulo (Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82). É uma das melhores coisas produzidas pelo rock japonês que costuma se bastante lembrado pela banda de hard n’ heavy Loudness.
Guitar band por excelência, inspirou 9dezenas de bandas, como as americanas de The Donnas, além de ser uma faz favoritas do guitarrista e vocalista do Nirvana, Kurt Cobain (19867-1884). O espírito punk prevalecia em meio a um turbilhão de referências pop. Houve até quem as associasse ao furacão Green Day.
Em meio à pulverização do rock no Japão nos últimos dez anos, ganhou destaque o som experimentalmente criativo e furioso da banda Otoboke Beaver, o maior destaque do rock japonês da atualidade, , frequentando festivais de música alternativa em todo o mundo. Ser~so dois shows em São Paulo: no dia
É punk na essência, mas também é muito mais. Com boas sacadas melódicas e muita energia, consegue fazer um equilíbrio sensato de guitarras rápidas e “noise”, criando um caos sonoro que já foi característico do punk e do rock alternativo americano. Serão dois shows em São POaulo: no dia 31 de outubro, no Cine Joia, e no dia 2 de novembro, no festival Indigo (Plateia externa do Auditório Ibirapuera – Parque Ibirapuera, São Paulo).
Boris é outro nome histórico do rock japonês, com décadas de som pesado e diferenciado. Costuma equilibrar seu som entre o peso do metal e o experimentalismo, o que garante uma boa dose de imprevisibilidade aos shows. O show será no dia 30 de novembro no Fabrique Club (Rua Barra Funda, 1.071, Barra Funda, São Paulo).
Ingressos pelo site da Fastix… – Veja mais em https://www.uol.com.br/toca/noticias/2025/09/30/quatro-icones-do-rock-japones-feminino-chegam-ao-brasil-em-2025.htm?cmpid=copiaecola
A maios esquisita das quaro – talvez por não ser tão esquisita assim – é The 5.6.7. 8’s. O trio formado em 1986 e liderado pelas irmãs Ronnie e Sachiko Fujiyama mistura rockabilly, garage rock e punk, em um estilo retrô cheio de atitude.
Se Cobain deu aval para Shonen Knife, essa banda tem o selo de qualidade do direto de cinema Quentin Tarantino, que incluiu uma música na trilha sonora de “Kill Bill Vol. 1”. Tocam no dia 12 de dezembro no mesmo Cine Joia. Dois dias depois estarão no f
Ingressos:
Otoboke Beaver – www.cinejoia.com.br, https://cinejoia.byinti.com/ e Eventim
Boris – https://fastix.com.br/events/boris-em-sao-paulo
The 5.6.7.8’s – https://ingresse.com/festival-psica-2025/
Shonen Knife – https://cinejoia.byinti.com/ e www.cinejoia.com.br