‘Sem Anistia’, da banda pavio, se torna a trilha sonora do progressismo


A reação foi quase imediata. Se a extrema0direita acolheu como sua a canção “Grito d Liberdade, da banda de heavy metal Stree,o campo progressista e de fes da democracia abraçou “Sem Anistia”, da banda de hardcore/thrash metal carioca Pavio.

A canção faz alusão com muita obviedade, às condenações dos terroristas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2923 e aos políticos e militares que tentaram um golpe de Estado – entre eles o nefasto ex-predidente Jair Bolsonaro. Um movimento por anistia geral e irrestrita para os terroristas e político golpistas cresceu bastante em 2025 em ais ainda depois da condenação de Bolsonaro.

Explícita e contundente, “Sem Anistia” é explícita e contundente ao atacar as maquinações parlamentares para perdoar os criminosos institucionais. O Pavio encampa a tese, com muita razão, que uma anistia seria um ”golpe dentro do golpe”.

A canção é muito pesada, com guitarras bem na frente e com afinações baixas que fazem o ambiente tremer junto com o baixo. O vocal berrado éum convite à ação de protesto contra a impunidade e em defesa de democracia.

Com isso, a Pavio se insere definitivamente em um seleto grupo de bandas progressistas e que defendem a democracia – Black Pantera, Dorsal Atlântica, Ratos de Porão, Garotos Podres, Surra, Asfixia Social, Ira!, Titãs, The Mönic, Eskröta e muitas outras.


Compartilhe...