Da equipe Combate Rock
Prestes a comemorar 40 anos de existência, as Velhas Virgens – a maior banda independente do rock brasileiro – anunciam o lançamento de seu 20º álbum: Ogros do Século Passado. Pr’uma ação entre amigos iniciada em 1986 cuja pretensão não ia além de beber de graça, tocar na esquina e beijar quem a gente pudesse, até que fomos longe demais.
Este disco começou a ser gravado há cerca de dois anos (2023), em Boituva/SP, no estúdio do produtor Gabriel Fernandes (o mesmo que nos levou à indicação de “Melhor álbum de rock e música alternativa em língua portuguesa” para o Grammy Latino de 2021 em Las Vegas).
Para esta produção, os ingredientes foram ainda mais variados que em “O Bar Me chama”, de 2021. A gravação, que começou no interior de São Paulo, terminou sendo finalizada e mixada em Los Angeles, por conta da transferência do nosso produtor fonográfico para a California. Ficamos internacionais. É mole?
Eis que o primeiro single deste trabalho é justamente “Geração Fofa”, de onde foi extraído o nome do disco, um big rock panfletário que nasceu como um texto despretensioso que Paulão de Carvalho enviou para Alexandre “Cavalo” Dias musicar.
A letra fala das nuances e dos choques de relacionamento das diversas gerações (sobretudo de roqueiros do século XX como os integrantes da banda) com a tal “Geração Fofa”, que encontramos nos shows, Millenials e Geração Z que, esculpidos num tempo diferente do nosso, leem o que nos cerca e a civilização digital de um modo diverso do nosso. O que se ouve fala por si, com algum humor e muita nostalgia.
Ouça aqui “Eu Sou o Bar”: https://ditto.fm/eu-sou-o-bar
Ouça aqui “Geração Fofa”: https://ADA.lnk.to/GeracaooFofa