Depois d obra-prima vem a ressaca. Depois da ressaca, aparece a pretensão. Foi assim com quase todas as bandas clássicas gigantes e relevantes dos anos 70. Foram altos muito altos seguidos de baixos bem profundos.
The Who não chegou a experimenta as profundezas, pois o mergulho no abismo ocorreu mesmo após a morte do sensacional baterista Keith Moon, em 1978. Entretanto, foi obrigado a conviver com todo o tipo de questionamento após três obras monumentais entre 1969 e 1973 – “Toomy”, “Who’s Next” e “Quadropheni”.
O que veio depois em termos de material inédito estava longe de ser ruim, mas decepcionou por conta do que o quarteto tinha feito antes. . “The Who By Numvers”, de 1975, expôs uma certa crise criativa do guitarrista Pete Townshend, om principal compositor, que o baixista John Emtwistle poupava material para a carreira solo.
Sem hits e com músicas mais sofisticadas e pretensiosas, mas despojadas de grandes produções, teve apenas desempenho razoável de vendas e nas paradas.
Foram necessários mais três anos de descanso e de apaziguamento entre os integrantes, que estavam brigando com frequência, para que as coisas tentassem voltar aso trilhos. E assim nasceu “Who Are You”, um clássico cult do rock, incompreendido na época, mas valorizado atualmente, assim como o outrora criticado “Some Girls”, dos Rolling Stones, lançado no mesmo ano de 1978,
Sem um motivo específico ou data redonda, a obra ganhou uma edição ampliada e superespecial no fim de outubro, sendo eu a versão mais robusta é composta por sete CDs e um livreto detalhado o processo de composição e gravação. Foi a última coisa que Keith Moon gravou.
Townshend, Entwistle e o vocalista Roger Daltrey vinham de álbuns solos bem-sucedidos e mesmo Moon, com seu disco próprio sem muita repercussão parecia reenergizado. A ideia era incorporar novidades estilísticas da época e amenizar a fúria sonora, o que já tinha acontecido em “The Who By Numbers”.
A orientação era fazer um álbum contemporâneo, incorporando novos elementos e caminhando em direção ao pop. A onda da época era a disco music e The Who bebeu um pouco na fonte, adotando arranjos eletrônicos e diferentes, como em “905”, de Entwistle, e os supremos hits “Who Are You” e “Sister Disco”, altamente dançantes e populares.
A ideia era fazer um disco variado, com certa pretensão, com a inclusão de um número de jazz – a bela e surpreendente “Musc Must Change”, com um show vocal de Daltrey – e o rock progressivo pesado “Trick of the Light”, com um tema sombrio de Entwistçle.
Remasterizado, o álbum original apresenta uma audição diferente, com a possibilidade de ouvirf instrumentos e arranjos antes soterrados por uma produção um tanto excessiva. O talento de Pete Townshend como compositor fica ainda mais evidente, enquanto que a bateria de Moon, mais contida e domesticada”, torna-se uma das marcas dessa fase
Algumas imagens gravadas em estúdio para um documentário – apareceriam primeiro em “The Kids Are Alright”, em 1979 – sugeriam, que o clima estava relativamente leve nas gravações. Uma vrsão de “Barbara Ann”, dos Beach Boys”, uma paixão de Moon, reforçam essa impressão. Entretanto, era apenas uma impressão e as tormentas pegaram The Who em cheio.
A morte de Keith Moon três semanas após o lançamento adicionou um epílogo trágico ao oitavo álbum fr The Who. Na verdade, Pete Townshend ameaçou demitir Moon durante as longas sessões de gravação de “Who Are You”, já que suas extravagâncias causadas pela bebida estavam, na época, superando sua capacidade de realmente fazer o trabalho.
As críticas da época lamentavam a obsessão do guitarrista por sintetizadores, como em “New Song”, a estrondosa, mas desnecessária, e a exuberante faixa-título. Para outra parte de analistas, a presença massiva de teclados é um dos elementos mais interessantes, elevando o que, de outra forma, poderiam ter sido rocks mais enfadonhos.
Os extras da nova reedição em múltiplos formatos incluem a mixagem rejeitada de Glyn Johns, produtor e engenheiro de som de longa data trabalhando com a banda, faixas ao vivo de 1979 com o substituto de Moon, Kenney Jones (ex-Small Fces e The Faces), versões alternativas e demos.
Entre os extras está uma versão bem rock and toll de “I Saw Her Standing There”, dos Beatles, com Entwistle nos vocais principais – tocada algumas vees nos shows depois da morte de Moon.
Assim como as caixas semelhantes de muitos outros artistas, a edição ampliada de “Who Are You” é histórica e densa, perfeita para colecionadores e arqueólogos do rock, É um importante retrato de uma era em que a banda se desmanchava e, involuntariamente, mudava para renascer no final do ano seguinte
À beira dos 15 anos d existência, a banda estava estagnada e precisava mudar a rota, como fizeram Rolling Stones, Led Zeppelin e Queen. Um direcionamento mais pop parecia ser a opção mais acertada – como de fato ocorreu com os dois singles do disco, “Who Are You” e “Sister Disco”, enormes sucessos.
As tensões internas voltaram com tudo no estúdio, mas os trabalhos fluíram, ainda que Keith Moon mostrasse instabilidade por conta dos excessos em bebidas alcoólicas.
Com o álbum, a band pretendia gravar um documentário sobre os 15 anos de trajetória, com a realização de entrevistas e a execução filmada, ao vivo, de duas canções nos estúdios de Shepperton, em Londres, para uma seleta plateia de convidados.
“Baba O’Riley” e “Won’t get Fooled Again”, ambas do álbum “Who’s Next, foram as últimas participações de Moon na banda e aparecem no filme “The Kids Are Alright”.
Keith Moon morreu aos 32 anos em en seu apartamento em Londres, em 7 de setembro de 1978. Na noite anterior, estivera em um, evento de lançamento de um documentário sobre Buddy Holly financiado e produzido por Paul McCartney,
Praticamente não bebera e, ao ir embora, a última pessoa que falou com ele em vida – fora a namorada, a modelo Anette Larsen-Stax – foi o baterista Kenney Jones, que seria o escolhido por The Who para substituí-lo meses depois.
A causa da morte foi overdose de comprimidos inibidores, uma espécie de remédio que inibia a vontade de beber álcool. Quando morreu, fazia anosa que não via a filha, Amanda (apelidada de Mandy),que na época tinha oito anos.
Foram meses de luto até que a band retomasse as atividades com Kennery Jones na bateria; Era um amigo antigo, contemporâneo dos anos 60, mas com estilo completamente diferente do de Moon.
Daltrey fora contra a sua entrada, assim como se opôs à intenção de acrescentar à formação oficial um tecladista e outro guitarrista, como queria Townhend. Não conseguiu barrar Jones, mas minou sua estadfa na banda o quuanto pôde.
Foram duas turnês europeias e americanas grandes nos anos seguintes até que fossem para o estúdio gravar “Faces Dances”, lançado em 1981. É o pio disco da carreira do Who, ainda envolvido em divergências internas e com Pete Townshend mergulhado no álcool e nas drogas. O álbum, ironicamente, foi lançado entre dois llançamentos solos do guitarrista, os mehores dele – “Empty Glass” (1980) e “All the Cowboys have Chinese Eyes” (1982).
As coisas melhoraram um pouco em 1982 com o lançamento do apressado e mediano álbum “It’s Hard”, mais pop e sem o peso habitual. Era a preparação para o epitáfio, já que a banda anunciaria naquele mesmo ano de 1982 uma turnê de despedida nos Estados Unidos e o fim de suas atividades. Foram sete anos de hiato até a volta, em 1989, para comemorar os 20 anos de lançamento de “Tommy”.
Descrição de cada CDF:
CD1: O álbum original de 1978, remasterizado por Jon Astley no Close to the Edge;
CD2: A mixagem original de Glyn Johns, arquivada, do álbum, além de uma nova mixagem estéreo de Steven Wilson;
CD3: Versões iniciais, gravações de estúdio e sobras de estúdio, além de várias demos de John Entwistle;
CD4: Faixas inéditas dos ensaios de 1977 no Shepperton Studios, incluindo favoritas (“Won’t Get Fooled Again”, “Baba O’Riley”) e covers (“Spoonful/Smokestack Lightning”, “Shakin’ All Over”). Entre os tesouros perdidos estão covers de “I Saw Her Standing There”, dos Beatles, e “Barbara Ann”, de Fred Fassert (versçai uma das bandas favoritas de Moon, The Beach Boys), bem como uma versão ao vivo embrionária de “Who Are You”, gravada em Toronto, em 1976;
CD5: Seis faixas do show ao vivo em Shepperton para as filmagens do documentário “The Kids Are Alright”, além de ensaios com o novo baterista Kenney Jones para a turnê americana do The Who em 1979;
CDs 6-7: Gravações ao vivo da turnê americana de 1979, incluindo apresentações no Pontiac Silverdome, em Michigan, no Spectrum, na Filadélfia, e no Masonic Temple, em Detroit, com clássicos do The Who e faixas de” Who Are You”, como “Sister Disco”, “Who Are You” e “Trick of the Light”, de Entwistle.
Artist: The WhoAlbum: Who Are You (Super Deluxe Edition)Band from: UK
Genre: Rock, Hard Rock, Art Rock
Quality: mp3, CBR 320 kbps
Tracklist:
Disc 1 of 7
1. New Song (04:22)
2. Had Enough (04:30)
3. 905 (03:58)
4. Sister Disco (04:23)
5. Music Must Change (04:39)
6. Trick Of The Light (04:26)
7. Guitar And Pen (05:47)
8. Love Is Coming Down (04:00)
9. Who Are You (06:22)
Disc 2 of 7
1. New Song (Glyn Johns Mix) (04:07)
2. Had Enough (Glyn Johns Mix) (04:29)
3. 905 (Glyn Johns Mix) (03:57)
4. Sister Disco (Glyn Johns Mix) (04:22)
5. Trick Of The Light (Glyn Johns Mix) (04:31)
6. Guitar And Pen (Glyn Johns Mix) (06:00)
7. Who Are You (Glyn Johns Mix) (06:19)
8. Trick Of The Light (Single Edit / Glyn Johns Mix) (04:28)
9. Guitar And Pen (Glyn Johns Alternative Mix) (06:00)
10. Who Are You (Glyn Johns Single Edit) (05:07)
11. New Song (Pete Vocal Version) (04:20)
12. Sister Disco (Lost Guitar Mix) (04:23)
13. Had Enough (No Orchestra) (04:31)
14. Guitar And Pen (Pete Townshend Guide Vocal) (06:07)
15. Love Is Coming Down (No Orchestra) (03:58)
16. Who Are You (Early Run Through / Pete Townshend Vocal) (06:12)
Disc 3 of 7
1. Who Are You (Lost Verse Mix) (06:21)
2. Guitar And Pen (Olympic ’78 Mix) (06:00)
3. Love Is Coming Down (Work-In-Progress Mix) (04:41)
4. Empty Glass (Group Version) (06:18)
5. No Road Romance (1996 Who Are You Version) (05:01)
6. Trick Of The Light (Unused Olympic Edit) (03:47)
7. Who Are You (Edit) (04:16)
8. 905 (John Entwistle Demo) (04:05)
9. Had Enough (John Entwistle Demo) (04:26)
10. Back On The Road (John Entwistle Demo) (03:54)
11. Wild Horses (John Entwistle Demo) (04:34)
12. Trick Of The Light (John Entwistle Demo) (05:02)
13. Good Time Coming (John Entwistle Demo) (04:34)
14. Who Are You (John & Cyrano Mix) (06:33)
Disc 4 of 7
1. Who Are You (Live with Keith In 1976 / Toronto Bootleg) (04:30)
2. The Kids Are Alright (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (04:57)
3. Run Run Run (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (02:14)
4. Spoonful / Smokestack Lightning (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (02:34)
5. I Saw Her Standing There (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (02:54)
6. Jam (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (02:26)
7. Knocking It Into Shape 1 (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (06:30)
8. Knocking It Into Shape 2 (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (06:54)
9. Baba O’Riley (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (05:17)
10. Shaking All Over (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (03:01)
11. Bell Boy (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (05:33)
12. Won’t Get Fooled Again (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (07:42)
13. Barbara Ann (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (02:42)
14. I Saw Her Standing There 2 (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (03:29)
15. Drowned (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (08:27)
Disc 5 of 7
1. Baba O’Riley (Shepperton For Kids Are Alright) (06:40)
2. My Wife (Shepperton For Kids Are Alright) (06:34)
3. My Generation (Shepperton For Kids Are Alright) (04:09)
4. Join Together (Shepperton For Kids Are Alright) (01:54)
5. Who Are You (Shepperton For Kids Are Alright) (04:26)
6. Won’t Get Fooled Again (Shepperton For Kids Are Alright) (09:36)
7. Sister Disco (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (04:42)
8. Music Must Change (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (05:30)
9. Won’t Get Fooled Again (Long Version / Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (08:42)
10. Who Are You (Shepperton Tour Rehearsal / 1978) (06:27)
Disc 6 of 7
1. Substitute (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (03:28)
2. I Can’t Explain (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (03:17)
3. Baba O’Riley (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (06:31)
4. The Punk And The Godfather (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:05)
5. Boris The Spider (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (03:02)
6. Sister Disco (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:21)
7. Behind Blue Eyes (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (04:09)
8. Music Must Change (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (08:18)
9. Drowned (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (09:49)
10. Who Are You (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (06:47)
11. 5.15 (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:27)
12. Pinball Wizard (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (03:38)
13. See Me, Feel Me (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:55)
Disc 7 of 7
1. Long Live Rock (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (04:56)
2. My Generation (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (04:28)
3. I Can See for Miles (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:28)
4. Trick Of The Light (Live At The Spectrum Philadelphia, USA / 10th December 1979) (04:53)
5. Sparks (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (05:32)
6. Won’t Get Fooled Again (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (10:27)
7. Jam / Take A Fool Like You (Live At The Spectrum Philadelphia, USA / 10th December 1979) (05:16)
8. How Can You Do It Alone (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (06:27)
9. Magic Bus (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (06:50)
10. Summertime Blues (Live At The Pontiac Silverdome, Pontiac, MI, USA / 7th December 1979) (03:42)
11. Dancing In The Street / Dancing Away (Live At The Spectrum Philadelphia, USA / 10th December 1979) (08:19)
12. Real Me (Live At The Spectrum Philadelphia, USA / 10th December 1979) (05:16)