Escolha uma Página

Hoodoo Gurus (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O rock e o surfe de mãos dadas em uma ação solidária diferente do que estamos acostumados a ver por aqui. A doação de um equipamento de prática do esporte vale a meia entrada para assistir a uma apresentação de uma banda australiana veterana que tem seu nome intimamente ligado ao surfe mundial. E vale lembrar que atualmente o Brasil tem três dos cinco melhores atletas do mundo neste esporte – Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.

A banda Hoodoo Gurus não toca no Brasil há 25 anos e anunciou cinco shows por aqui neste ano com estardalhaçõ e uma grande promoção. Para esta nova temporada brasileira, foi criado o Surfista Solidário, ingresso em que qualquer equipamento de surf doado vai valer meia entrada, ou seja, dará direito a 50% de desconto no ingresso.

A turnê ocorrera em abril nas seguintes cidades: São Paulo (12/4 no Vibra SP), Porto Alegre (13/4 no Auditório Araújo Vianna), Rio de Janeiro (14/4 no Qualistage), Curitiba (15/4 no White Hall Jockey Eventos) e Florianópolis (19/4 no John Bull Floripa).

“Pode ser uma cordinha, uma roupa de borracha, um estrepe ou até uma prancha”, explica o empresário Ricardo Chantilly, responsável pela vinda do Hoodoo Gurus ao país, assim como fez na década de 90, quando trouxe também os australianos Men at Work, Midnight Oil e Spy Vs Spy.

“Criamos o Surfista Solidário, em parceria com a Confederação Brasileira de Surfe, para presentear os surfistas com a oportunidade de estarem com seus ídolos novamente”, ressalta o executivo que espera repetir o sucesso de 1997, quando o Hoodoo Gurus arrematou milhares de fãs nos shows no Rio e em SP. No caso do Rio e de São Paulo, os equipamentos arrecadados com o Surfista Solidário serão doados para a Associação de Surfe da Grande São Paulo e para a Associação de Surf da Rocinha.

Outra novidade é que, antes da banda subir ao palco das casas de shows, serão exibidas nos telões as Ondas Gigantes de Nazaré da temporada 2023 do tradicional campeonato de surf em Portugal. “A ideia é que os fãs vivenciem mais este espetáculo em uma experiência única e ao seu alcance”,  ressalta o executivo.

Em tempo:  a nova turnê também celebra os 40 anos de carreira da banda australiana, que acumula na bagagem hits como Come Anytime, sucesso que ainda toca nas rádios e festas de rock.

O novo álbum, Chariot of the Gods foi lançado na versão para streaming, com 14 faixas, e em edição especial em vinil duplo, com 17 faixas. Atualmente o Hoodoo Gurus é formado pelo vocalista Dave Faulkner, o guitarrista Brad Shepherd o baixista Richard Grossman – todos da formação original da banda – e o baterista Nik Reith que entrou para o grupo em 2015, substituindo Mark Kingsmill.

Ricardo Chantilly é responsável também pela primeira incursão de outros australianos de sucesso ao Brasil, como Men at Work, Midnight Oil, Australian Crawl e Spy vs Spy. Ele foi gerente de marketing e coordenador geral da rádio de rock Fluminense FM, empresário de grupos nacionais de grande sucesso como Jota Quest (de 1998 a 2005) – é ele que assina a produção executiva do disco “De volta ao planeta dos macacos” – e O Rappa (2011 a 2018).