Escolha uma Página

A busca por novos caminhos na música instrumental  atual passa pelo jazz e pelo blues. O recado é claso nos novos trabalhos de dois expoentes brasileiros de primeiro escalão que surgem neste come de 2024. As guitarras de Tony Babalu e Tatiana Pará estão falando bem  alto e com bastante clareza.

Babalu, baluarte da música paulistana, está completando 50 anos de carreira e lança novo EP, “De Volta ao Quarto de Som…”, disponível nas plataformas digitais em lançamento do selo Amellis Records, com distribuição da Tratore..
O novo trabalho instrumental complementa o antecessor “No Quarto de Som…” (2021), também um EP, sendo ambos concebidos e produzidos no estúdio caseiro do artista, exceto mixagem e masterização, executadas no histórico Carbonos Studio em São Paulo, por Marcelo e Beto Carezzato.

O EP deste ano aprofunda um pouco mais as experiências sonora do guitarrista em busca de melodias mais intensas e riffs orgânicos em cima de uma base instrumental quase eletrônica., como na abertura, “Crash!”, a mais roqueira das cinco faixas.

Os faseados de jazz dominam “neblina”, a mais inspirada, onde Babalu abusa de dedilhados concisos e melodias suaves e serenas. É uma canção que mescla com perfeição influências do blues e da bossa nova..

O blues aparece em “O Lenhador”, mais cadenciada e emocional, mostrando um feeling contagiante em riffs e dedilhados de alta classe. “Entre Cristais” resgata algumas d suas influências de música brasileira, com violões embasando estruturas melódicas bem elaboradas, assim como “Shai”, sendo esta um duo de guitarras.

Outra guitarrista paulistana, Tatiana Pará, inaugura sua temporada nos Estados Unidos com u single que estará em seu segundo álbum solo

“Back to You” é um blues com toques de jazz em uma estrutura delicada, mas que transborda intensidade, bem ao estilo do homenageado, o inglês morria Jeff Beck, que morreu aos 78 anos em janeiro de 2023. Foi uma de suas grandes influências.

 “Tocar guitarra é poderoso porque não tem limite. É também uma homenagem a um dos meus guitarristas favoritos, Jeff Beck, que unia melodia e expressão de maneira bela e única, e a quem dedico esse álbum”, disse Tatiana à revista digital Guitar Load. 

“Back to You” também será o nome do álbum que chega às plataformas de streaming no próximo dia 17 de janeiro. A faixa “Back to You”, por sua vez,  tem a participação de Travis Carlton (filho de Larry Carlton, que toca na Steve Gadd Band) no baixo e James Wollam (Tears for Fears) na bateria.

O álbum “Back to You” terá oito faixas e foi gravado em Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá). A mixagem e masterização ficaram a cargo de John Paterno, que já trabalhou com Robben Ford, Michael Landau e Warren Haynes (Gov’t Mule).

Na nova fase, Tatiana Pará pretende explorar todas as vertentes do blues, expandindo as possibilidades já registradas no primeiro trabalho, “My Moods”, de 2016, que contou com a participação do icônico guitarrista Scott Henderson.

Com uma técnica i pressionante e um feeling estupendo, a guitarrista deixa o rock um pouco de lado e mergulha nos fraseados de origem jazzística, com uma abordagem harmônica que recupera um pouco do que de melhor Jeff Beck imprimiu em sua fase instrumental d segunda metade dos anos 70. Seu segundo álbum promete ser um dos grandes álbuns do ano.