Escolha uma Página

Três guitarristas brasileiros estão escalados para tocar no maior festival de blues e de guitarras do undo, o Crossroads Festival. Este ano, o evento será realizado no Crypto.com Arena, em Los Angeles, na Califórnia, nos dias 23 e 24 de setembro. Daniel Santiago e Pedro Martins estarão no palco principal, enquanto que Artur Menezes estrelará o palco The Village.

O festival foi criado por Eric Clapton no começo deste século como um evento beneficente destinado a arrecadar fundos para a reconstrução da ilha de Antígua (principalmente para o Crossroads Centre), então devastada pela passagem de um furacão.

Na ilha existe uma instituição, o citado Crossroads Centre, que ajuda pessoas acometidas pelo alcoolismo, além de um concorrido estúdio de gravação usado por várias estrelas da música pop. O Crossroad Centre tem Eric Clapton como padrinho e patrocinador, já que foi um paciente do local,

O festival costuma ser encerrado pelo próprio Clapton ladeado por outras estrelas da guitarra. Ele confirmou presença depois de duvidas sobre sua participação – ele andou tendo problemas de saúde e boicotado por conta de suas polêmicas opiniões contra as vacinas – qualquer vacina.

O cearense Artur Menezes é o guitarrista do trio mais conhecido no Brasil e está promovendo o EP “AM/FM”, recém lançado. Faz um blues moderno, com foco em riffs precisos e instigantes, com um leve acento latino. Sua música é luminosa com muito groove.

Daniel Santiago é brasiliense e está radicado há anos nos Estados Unidos. Respeitadíssimo no circuito do jazz norte-americano, costuma colaborar bastante com Clapton, que tocou em um de seus álbuns, “Song for Tomorrow”, na faixa “open World”.

Santiago, de 44 anos, retribuiu a gentileza tocando no single “How Could We Know”, de Clapton, lançado neste ano. No Brasil, teve presença marcante no grupo O Teatro Mágico.

Pedro Martins, de 30 anos, é outro guitarrista brasiliense que brilha nos Estados Unidos. é habitual colaborador de Santiago e também atraiu a atenção de Eric Clapton, que o elogia bastante nas redes sociais. O inglês toca na música “Não Me Leve a Mal”, de seu segundo álbum solo, “Rádio Mistério”, lançado neste ano.

Este álbum ainda a participação de Thundercat, que toca baixo em “Isn’t it Strange”. “Liberdade” tem bateria de Omar Hakim (David Bowie, Weather Report, Kate Bush). Como uma parte do disco foi gravada no estúdio do canadense Mac DeMarco, Pedro pôde contar com o baixista Darryl Johns e o baterista JD Beck, que tocam com Mac.